Pular para o conteúdo principal

Discipulado - Entendendo a maturidade cristã

Discipulado

Ementa: Discipulado. Maturidade. Perfeição Cristã.

Slides da aula: clique aqui 

Texto básico: Colossenses 1.28-29 (NAANTLH)

28Este Cristo nós anunciamos, advertindo a todos e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeitaEf 4.13 em Cristo. (NAA)

28Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. (NTLH)

Entendendo a maturidade cristã

Introdução

"O crescimento quantitativo é ruim? Não. Mais do que isso, ele é desejável e necessário. Mas, um crescimento que é apenas numérico é ruim, pois ele carece de uma dimensão qualitativa para ser saudável. De acordo com John Stott, ao analisarmos o cenário cristão mundial, nos dias atuais, precisamos ter cuidado com nossa propensão ao triunfalismo, pois “na maioria dos casos trata-se de crescimento sem profundidade” (p. 33). Fazendo uma rápida comparação, seria como construirmos uma represa com uma largura de milhares de quilômetros quadrados, mas com uma profundidade de algumas dezenas de centímetros.
Como lidar com este quadro? Para Stott, a solução passa pelo nosso autêntico compromisso com uma “responsabilidade dupla: a maturidade em Cristo é o alvo tanto para nós quanto para o nosso ministério” (p. 41). Baseando-se no pensamento do apóstolo Paulo, ele procura destacar passos simples, mas consistentes, que podem nos sustentar no caminho da maturidade espiritual, gerando um discipulado radicado na confiança e obediência a Cristo (...)

Hora de Avançar

Assim, estar “em Cristo” é estar relacionado a ele de forma pessoal, vital e orgânica. Nesse sentido, ser maduro é ter um relacionamento maduro com Cristo, no qual o adoramos, confiamos nele, o amamos e lhe obedecemos. (John Stott, p. 36)
Há dentro de você um cordeiro e um leão. A maturidade espiritual é a habilidade de permitir que o cordeiro e o leão deitem-se juntos.(…) Atentando somente para o leão, você se verá além de seus limites, e chegará à exaustão. Quando prestar atenção somente no cordeiro, você facilmente se tornará uma vítima de sua necessidade de receber atenção de outras pessoas. A arte da vida espiritual é sustentar plenamente tanto seu leão quanto seu cordeiro. Assim, você poderá agir de maneira positiva, sem negar suas próprias necessidades. E poderá pedir afeição e cuidado sem trair sua vocação de líder.  (Henri Nouwen, A voz íntima do amor, Paulinas, 1999)" (PERCINOTTO JUNIOR)



Referências

BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado. Mundo Cristão, 2016.

PERCINOTO JUNIOR, Reinaldo. Maturidade - Abandonando a infância espiritual. Disponível em <http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/maturidade-abandonando-a-infancia-espiritual/> Acesso em 03 ago 2018.

STOTT, John R. W. O Discípulo Radical. Viçosa: Ultimato, 2011.


Comentários