Pular para o conteúdo principal

Café Teológico IPF - Kit de sobrevivência - Palavra

Café Teológico IPF - Kit de sobrevivência (1)

Ementa: Vivendo a fé em tempos difíceis. Kit de sobrevivência.  Sola Scriptura. Centralidade da Palavra.

Slides da aula: clique aqui

Texto base: 2 Timóteo 3:16,17 (NVI)

"16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."


Resumo:  Sola Scriptura, segundo a Reforma Protestante, é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia ante a Tradição legada pelo magistério da Igreja Cristã, quando, os princípios doutrinários entre esta e aquela forem conflitantes. A Reforma não rejeita a Tradição, e ela continua a ser usada como legitimadora para qualquer assunto não declarado pela Bíblia. Se houver divergências entre Bíblia e tradição, a Bíblia terá primazia.
Veja também:
http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/solascriptura_alderi.htm;
http://monergismo.com/novo/reforma/sola-scriptura-o-que-isso-quer-e-o-que-nao-quer-dizer-por-p-andrew-sandlin/
http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/solascriptura_calvino.htm
http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/sola-scriptura/




Duas verdades essenciais sobre a Palavra de Deus (Bíblia): 
  • inspirada (soprada) por Deus;
  • tem o propósito para todo homem de Deus seja apto e preparado para toda boa obra.
Por que confiar no texto bíblico?

Propósito da Escritura:
  • Ensino (didascália):

  1. Instrução didática (preventiva) - não é um "analgésico");
  2. Ensinamento para...

  • Repreensão: "Corretivo" (foco -> mudança de atitude). (Levítico 19:17 "Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as conseqüências de um pecado."). Deixar de ser "bonzinho" (Quando a sua imagem é mais importante que a sua palavra, isso se chama idolatria). Correção de atitude - v. Números 5:19 - "Então o sacerdote fará a mulher jurar e lhe dirá: Se nenhum outro homem se deitou com você e se você não foi infiel nem se tornou impura enquanto casada, que esta água amarga que traz maldição não lhe faça mal." => remédio amargo.

  • Correção: (foco -> mudança de mente). Realinhamento ou reformulação de ideias. Criando uma "boa teologia" -> a partir da Palavra.

  • Útil para instrução na justiça - ("Paideia(em grego antigoπαιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas omo GinásticaGramáticaRetóricaMúsicaMatemáticaGeografiaHistória Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade."). Viver e pensar. Disciplina (treinamento). Informação gerando atitudes, que geram ações práticas. V. Efésios 6:4 "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." V. também Hebreus 12:5-11 "Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados."
==> ENSINO + CORREÇÃO => MUDANÇA DE MENTE

==> REPREENSÃO + INSTRUÇÃO => MUDANÇA DE ATITUDE

Tudo isso para estar qualificado para toda obra.

Salvos para as boas obras.


Marcas de uma igreja que faz diferença - Ricardo Agreste
Centralidade da Palavra

Terushi Kawano
Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil

Comentários